Os alimentos funcionam muito bem tanto para a saúde como para a beleza, alguns cuidados simples e fáceis ajudam a chegar ao objetivo.
Alguns alimentos ajudam a termos uma alimentação balanceada, possuem nutrientes e outros componentes muito importantes para o nosso corpo.Aqui algumas dicas de alimentos, porque não acrescentar algum item na sua dieta hoje?
Linhaça: é uma semente de alto valor nutritivo que auxilia o sistema digestivo e proporciona um bom funcionamento do intestino. Entre outros muitos benefícios, a linhaça ajuda no combate às taxas elevadas de colesterol e possui substâncias anticancerígenas.
Como comer: A linhaça pode ser consumida de muitas formas, mas recomendo bater as sementes no liquidificador para fazer uma espécie de farinha, pois, dessa forma, ela é absorvida mais rapidamente pelo organismo. Para consumi-la, fica mais fácil misturar com arroz ou iogurte desnatado. Ou então, misturar com água, deixar na geladeira e comer em forma de geléia.
Quinua: A quinta é um cereal de altíssimo valor nutritivo, pois é rico em vitaminas, proteínas e sais minerais. Além disso, ele possui uma quantidade de aminoácidos adequada para a nutrição humana, o que ajuda na recuperação das fibras musculares. Estudos comprovam que esse cereal ajuda no combate à osteoporose, anemia e câncer de mama.
Como comer: acrescentar a quinta em saladas. Além disso, no bolo ou mingau, troca a farinha integral tradicional pela farinha de quinta, deixando-os muito mais saudáveis. Outra boa dica é fazer um mingau com farelo de quinta, leite de soja light e canela. É um doce de baixo valor calórico, alto valor nutritivo e fica uma delícia!
Azeite de Oliva extra virgem: É um alimento que não deixo faltar em minha dieta. É rico em antioxidantes e, por isso, ajuda a reduzir as taxas de colesterol e a baixar a pressão arterial, além de ser muito saboroso.
Como comer: Trocar manteigas, margarinas e requeijão por azeite de oliva no café da manhã é uma boa sugestão, pois você elimina do seu cardápio gorduras que são ruins para o seu corpo. Muitos pratos e saladas também combinam e podem ser temperados pelo azeite, mas lembre: ele perde grande parte de seus valores nutritivos se for colocado em altas temperaturas e que é tudo consumido em excesso pode fazer mal à saúde.
Maçã: Essa fruta também atua no corpo como antioxidante. Ela ajuda a retardar o envelhecimento, proporciona bom funcionamento do intestino e elimina uma série de toxinas.
Como comer: Ela pode ser adicionada a qualquer refeição,
Chá Branco: esse chá ajuda a neutralizar os radicais livres e atua como antioxidante. Além disso, está comprovado que ele ajuda a eliminar gorduras e a baixar os níveis de colesterol. Também acelera o metabolismo e evita problemas cardíacos.
Como comer: Tomar duas xí caras de chá por dia, quente ou frio. Atenção hipertensos pessoas com hipertireoidismo, cardiopatas e gestantes o chá branco assim como verde e o vermelho não são indicados, por terem quantidade altíssima de cafeína, converse com seu médico.
Tomate: É rico em licopeno, uma substância que ajuda no combate a radicais livres, reduz problemas cardiovasculares e protege contra alguns tipos de câncer, principalmente o de próstata.
Como comer: O tomate pode ser adicionado qualquer tipo de salada e a muitos tipos diferentes de pratos. Só recomendo para que não exagerem no consumo desse alimento aqueles que possuem algum tipo de problema de acidez no estômago ou fermentação gástrica.
Brócolis: Vegetal rico em vitamina C e outras substâncias com alto teor de fibras. Ele ainda possui um baixíssimo valor calórico: uma xícara de brócolis possui cerca de 40 calorias.
Como comer: Ele pode ser misturado a saladas ou adicionado em receitas quentes.
Limão: Ele é uma das maiores fontes de vitamina C e sais minerais. Está comprovado que ele ajuda na em processos de cicatrização, anemia e mau hálito.
Como comer: Suco de limão é extremamente refrescante e saboroso. Além disso, ele pode ser usado para temperar diversos tipos de alimentos.